A comunicação interna deve estar entre as prioridades de todas as empresas, exatamente por propiciar uma série de benefícios, tanto para os gestores quanto para as equipes. Confira!
Clima organizacional
O primeiro fator a ser lembrado é a influência positiva da comunicação no clima organizacional. O compartilhamento de informações sobre a situação da empresa, mercado, concorrentes, chegada de novas tecnologias e em especial sobre os desafios a serem vencidos fortalece a relação de confiança entre líderes e liderados. Além disso, também colabora para um ambiente mais integrado, com espaço para a participação e para o aprendizado.
Comunique!
A comunicação interna também é importante para a divulgação de todas as metas corporativas e para o acompanhamento de indicadores. Nesse caso, as práticas de gestão à vista podem ser muitos úteis se incorporadas ao sistema, pois permitem aos colaboradores enxergar facilmente o desempenho individual e geral. Por isso, a produtividade também é impactada, já que equipes bem informadas e orientadas são capazes de produzir mais e melhor. Uma gestão que esclarece rapidamente qualquer dúvida, elimina as burocracias, multiplica conhecimento e mantém o time coeso tem sempre grande chance de sucesso.
Escolha uma boa plataforma
Outro ponto a ser considerado é que um sistema de comunicação baseado em uma plataforma moderna e funcional permite a padronização de processos internos. Desse modo, é possível reorganizar a rotina de trabalho, eliminar tarefas que não agregam valor, emitir relatórios gerenciais mais completos e facilitar a tomada de decisão.
Economia
Com processos e uma comunicação interna verdadeiramente eficientes, é fácil perceber a redução de custos com telefonia, deslocamento de colaboradores, atrasos nas entregas, falhas e retrabalhos. Além disso, isso permite minimizar o desperdício de tempo, já tão escasso no universo corporativo — e de capital humano, que sempre deve ser explorado em sua plenitude, em tarefas relevantes para o negócio.
Incentivar o aprendizado constante
Para que essas vantagens sejam sentidas, o sistema de comunicação interna deve ser complementar aos programas de treinamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores. Por meio da distribuição de notícias, matérias, artigos, e-books e palestras online, é possível incentivar o aprendizado, a criatividade, a inventividade e a busca por novas oportunidades, respostas e soluções.
Gerenciamento das Tarefas
O gerenciamento das tarefas é mais um aspecto importante que pode ser melhorado por meio da comunicação interna e do uso de uma tecnologia adequada. Muitas plataformas permitem a delegação de tarefas, a definição de prioridades, o controle pendências, o acompanhamento de prazos de execução e entregas e até mesmo a organização de atividades diárias. Dessa forma, o gestor consegue fazer um monitoramento ativo de todos os projetos e demandas, bem como do desempenho dos colaboradores e equipes.
Construindo um sentimento de pertencimento
Por último, é preciso salientar que a motivação e o engajamento estão intimamente relacionados ao senso de pertencimento. Para reforçar esse sentimento, é essencial que a empresa e os gestores criem condições para que todos conheçam a estratégia corporativa e percebam a importância da atuação de cada um na conquista de resultados expressivos e na superação dos obstáculos.
Tenha um local de divulgação de informações oficial e centralizado
Investir em um sistema eficiente de comunicação corporativa é uma decisão importante dentro do planejamento estratégico de todas as empresas.
A sistematização da comunicação interna também é uma mudança necessária e, para isso, é preciso definir um meio oficial de divulgação, centralizando a maior parte das informações.
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