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Como melhorar a comunicação entre médico e paciente

A relação do médico com o paciente depende muito de uma boa comunicação, por isso o profissional precisa estar sempre atualizado, buscando melhorar cada vez mais para criar um ótimo ambiente no momento da consulta e depois dela.

Todo profissional da saúde deve entender a importância de se manter um bom relacionamento com seus pacientes.
É fundamental que os médicos mantenham uma boa postura para criar um ambiente agradável e uma experiência positiva, não só no atendimento presencial, mas também na comunicação externa.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente existem inúmeros recursos que podem ser usados para melhorar ainda mais a gestão de clínicas e consultórios, ou seja, o atendimento ao público pode melhorar e ficar ainda mais eficiente. O profissional possui a opção de investir em um software médico, onde ele pode fazer o envio de SMS para seus pacientes e usar a ferramenta de e-mail marketing para se comunicar.
Outro recurso interessante é o é o chat online, caso o médico tenha disponível uma plataforma, como um site da clínica. As redes sociais também podem ser grandes aliadas do profissional quando se trata de comunicação, basta saber fazer um bom uso delas, entendendo o que é ou não permitido na hora de se comunicar com os pacientes.

Seja pontual

Parece um pouco óbvio falar de pontualidade, mas é essencial que o médico procure sempre evitar atrasos e chegue na hora para atender. O profissional precisa ficar de olho na agenda, prestar atenção nos horários, já que o paciente conta com aquele tempo para ser atendido. Imprevistos acabam acontecendo, mas nesse caso é bom tentar avisar o paciente com antecedência, já que um atraso pode gerar uma frustração que poderia ter sido evitada, já que o paciente pode se sentir lesado e isso acaba gerando uma relação ruim com o profissional, tornando a comunicação um problema.

Tenha empatia

Escute o que seus pacientes têm para dizer, quais são suas queixas e porque procuraram ajuda médica, conduzir a consulta de maneira correta e humana é o que faz toda a diferença na vida das pessoas que procuram ajuda médica. A empatia é uma característica que deveria ser básica para os seres humanos, principalmente dentro da área da saúde. Explique com calma os procedimentos e as medicações, como vai acontecer de que forma o paciente precisa se comportar, entenda que nem todas as pessoas possuem o mesmo nível de informação sobre tudo. O profissional que consegue se colocar no outro consegue e compreender suas experiências estará sempre um passo à frente.

Crie um ambiente agradável

O médico deveestar atento ao ambiente das consultas, ele precisa ser agradável e até mesmo aconchegante, para que o paciente se sinta menos intimidado ou nervoso pela consulta. Essa preocupação precisa começar no bom atendimento dos funcionários para com quem frequenta a clínica até o espaço físico do lugar, que deve ser confortável. Além disso a pessoa precisa sentir confiança e respeito da parte do profissional, para que a consulta seja o mais agradável possível e para que o paciente não sinta receio de falar sobre o que o levou até ali.

A comunicação e relação do médico com o paciente é extremamente importante para uma boa rotina de trabalho, refletir sobre isso e pensar sempre em como inovar e melhorar é a chave para o sucesso profissional.